Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dr. Kary Banks Mullis, Nobel da Química em 1993



Inspirada na primeira aula do mestrado, sobre tecnologia de DNA recombinante, fui à procura da biografia do Dr. Kary Mullis, que recebeu o Prémio Nobel da Química em 1993, por ter inventado a PCR - polymerase chain reaction.
Esta técnica permite obter grandes quantidades de DNA, num curto espaço de tempo, in vitro. Isto é muito útil, por exemplo, para uma detecção mais rápida e exacta de marcadores genéticos de determinada doença, para identificar um determinado conjunto de genes (ex: testes de paternidade ou medicina forense), ou para preparar um conjunto de genes para clonar.

O Dr. Kary Banks Mullis, é um norte-americano de 66 anos, que se licenciou em Química, doutorou em Bioquímica, tendo feito, entre outros, um pós-doc em Química Farmacêutica. Em 1979 foi trabalhar para a Cetus Corporation como cientista, onde liderou pesquisas na síntese de oligonucleótidos e inventou a PCR!

Em 1998 escreveu uma autobiografia (estes últimos 12 anos dariam mais um volume?), chamada "Dancing Naked in the Mind Field" e publicada pela Pantheon Books.

Possui várias patentes, sendo que a última está ligada à capacidade mobilizar instantaneamente o sistema imunitário de modo a neutralizar toxinas e microorganismos patogénicos.

Inspirados?
Ana Luísa Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário